notícias

Os Porquês do Wi-Fi

Atualmente muitos de nós possuímos redes wi-fi em casa e no trabalho. É uma comodidade inexplicável ter acesso à internet de qualquer lugar. Porém, poucos sabem os porquês da rede. Porque falta sinal em algum lugar ou até porque o sinal cai repentinamente. A ideia aqui é explicar um pouco os problemas e sugerir soluções.

Praticamente todas as redes wi-fi funcionam em 2.4 GHz. Por que isso?Todas as frequências entre 2.4 GHz e 2.5 GHz fazem parte de uma classe de frequências chamada ISM, frequências não licenciáveis, ou seja, de uso livre para qualquer tecnologia desde que respeitados os limites impostos pelo país.

A tecnologia wi-fi em 2.4 GHz (mais comum) usa 11 canais (padrão EUA) de 22 MHz cada. Vão de 2401 MHz a 2473 MHz.

detalhe-canais-wi-fi
Tabela 01: Detalhes dos canais Wi-Fi.
canais-wi-fi
Imagem 01: Canais Wi-Fi (adaptado da Wikipedia).

Cada canal interfere em quatro canais em cada um dos lados. Portanto, caso esteja usando o canal 6, por exemplo, os canais 2, 3, 4 e 5 sofrerão de um lado assim como os canais 7, 8, 9 e 10 sofrerão do outro. Somente estarão totalmente livres de interferência os canais 1 e 11.

Site survey é o nome do estudo feito em um ambiente sobre a ocupação de tais canais visando um melhor uso do espectro. Como exemplo, cito o iStumbler, gratuito para OS X. Nele podemos ver, entre outros detalhes, em quais canais estão cada uma das redes. Há vários programas com a mesma finalidade. Busque o que atende melhor as suas necessidades.

Por ser uma banda livre, também podem ser encontrados em 2.4 GHz diversos outros dispositivos em funcionamento. O telefone sem fio, por exemplo, pode ser um vilão para as redes wi-fi. É exatamente por isso que eles possuem a tecla “canal” (channel). Sua função é alterar o canal em uso, diminuindo assim interferências.

Outro grande vilão é o forno de microondas. Ele também opera na faixa de 2.4 GHz, frequência capaz de movimentar as moléculas da água. Movimento é igual a calor. Pronto. É assim que ele funciona. E assim também que ele causa interferência nas redes.

É por esse mesmo motivo que uma rede sem fio tem dificuldades de atravessar banheiros. O que temos em abundância lá? Água! Grande parte (ou toda) a potência do sinal é perdida. Á agua a “consome”. Além disso, o sinal sem fio costuma ter dificuldade de atravessar espelhos e superfícies metálicas, muito comuns em banheiros.

Ainda não resolveu os problemas da sua rede? Comece a procurar ao seu redor então por aparelhos de babá-eletrônica, walkie-talkies etc. É triste, mas muitas coisas operam em 2.4 GHz.

Como último recurso, opte por um roteador sem fio 802.11a/ac/n, pois operam na faixa de 5 GHz. A vantagem dessa faixa é oferecer mais canais e sofrer menos interferência, pois poucos dispositivos operam nela. A desvantagem de operar em 5 GHz é a menor área de cobertura. Mantidos todos os parâmetros constantes, quanto maior a frequência, menor a distância. Por isso, caso tenha um roteador que opera nas duas bandas, provavelmente você já reparou que uma das redes é muito maior que a outra.

Dúvidas? Não hesite. Deixe um comentário ou me procure no twitter. @grfgabriel.

Etiquetas

Gabriel Ferreira

@grf na app.net e @grfgabriel no twitter
Close