dicas

Possibilidades do AirPlay

Para quem ainda não conhece, o AirPlay é uma tecnologia que permite você levar áudio e vídeo de um dispositivo para ser exibido em outro.

Você está navegando na biblioteca de fotos do seu iPhone. Quer mostrar uma foto para alguém que está sentado ao seu lado e ambos em frente a uma TV ligado num Apple TV, e ambos na conectados na mesma rede. Você pode enviar o que está na tela do seu iPhone para o Apple TV, logo aparecerá na TV, via AirPlay.

Você está no quarto assistindo uma série no seu iPad. Pode jogar para a TV da sala quando sentar no sofá. E depois voltar a assistir no iPad quando for para a cozinha. Tudo transparente.

Imagina jogar seus games favoritos na sua TV? O AirPlay cumpre essa função.

Mas e se você quiser jogar um filme que está sendo exibido no seu Mac para a TV com um Apple TV conectado? Se o filme estiver sendo exibido no iTunes não há problema. O iTunes consegue enviar conteúdo via AirPlay. Mas e o VLC? Aí você precisa do AirParrot. Ele gera um filme, áudio e vídeo,  do que está acontecendo no seu computador e envia via AirPlay. Tinha receio que que um vídeo tocado no VLC fosse ficar horrível se ussasse o AirParrot. E realmente não ficou bom. Mas ficou muito melhor do q imaginava. A qualidade da imagem é reduzida, é perceptível a “framelização”, mas o áudio permanece sincronizado. Não é bom. Não é a solução ideal, mas fiquei surpreso positivamente.

E se quisermos jogar o contéudo da Tela do Mac no iPhone?

Existe o AirView. Um app que publicado na App Store e banido  logo depois. Que permite a recepção de conteúdo AirPlay. Usei o AirView hoje, depois de muito tempo, e não funcionou. A conexão não foi efetuada. Nem com o iPad nem com o AirParrot.

Se o seu iTreco estiver com JailBreak, você pode fazer uso do AirServer.

E transformar o Mac num receptor AirPlay?

É possível com o Reflector. Quem está por detrás são os mesmos elfos do pólo norte do  AirParrot. A identidade foi mantida em sigilo para evitar problemas com a Apple. Lembro que o Mountain Lion terá capacidade de ser espelhado totalmente via AirPlay. Mas não será um receptor de AirPlay. Ou seja, AirParrot perderá a funcionalidade na próxima versão do sistema operacional mas o Reflector> não.

É fácil imaginar o uso para o AirParrot. E vai girar em torno de exibir uma apresentação na TV durante uma palestra.

E para o Reflector? Confesso que o que mais me animou foi o Reflector. Durante cursos, palestras uso o iPad+AirVideo. Nunca o Mac. Portanto o AirParrot é mera curiosidade.

E talvez o processo seja invertido com vocês. Para vocês o Reflector pode ser mera curiosidade. Mas pra mim o Reflector resolve um problema que tenho desde sempre. Gravar a tela do iPhone/iPad.

Isso mesmo quero usar o Reflector para fazer screencast do iParelho.

Como eu seu gravar a tela do Mac usando, por exemplo, o iShow HD Pro. E a tela do iPhone/iPad vai ser exibida na tela do Mac, o problema está resolvido.

Para isso tudo funcionar, é preciso o espelhamento total. Disponível apenas no ios 5 nos aparelhos: iPhone 4S ou iPad 2. E que os dispositivos estejam conectados na mesma rede local.

Em tempo, existe também um extensão para o Safari o Media Center, que envia os vídeos HTML5 para o receptor AirPlay.

O XBMC também consegue receber AirPlay, mas não permite o espelhamento total.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar