dicasreviews

Qual o melhor leitor de RSS para iOS?

Pergunta difícil. Até porque existem diversos perfis de usuário. Então vamos descrever alguns perfis de usuários e associar leitores de RSS a eles.

Exceto se você acompanhar apenas um ou dois feeds RSS é aconselhável ter uma conta no Google Reader. Ele é um agregador de RSS e até certo ponto um bom leitor, se você for usar no desktop. A vantagem do Google Reader é que ele mantém o registro do que foi lido ou não, do que foi favoritado, essas coisas. Aí está o primeiro teste Google Reader. Tente também a versão mobile.

Alguns aplicativos também são interessantes: Reeder, Mr. Reader, NewsRack, Flipboard e Pulse.

Pulse e Flipboard são interessantes pela abordagem que usam e por serem gratuitos. Eles transformam seu feed numa revista. É um conceito bem legal. Ideal se você assina poucos feeds e quer lê-los no conforta da seu sofá enfrentando a novela.

Daqui para frente começam os melhores leitores. Esses são pagos. Antes de testá-los pegue algum leitor gratuito de RSS, vai que você não se adapta ao formato RSS? Alguns feeds, em busca do pageview, não disponibilizam a notícia inteira, apenas um briefing. E mais RSS pode ser sufocante.

Dito isso vamos lá. O melhor de todos é o Reeder. Acho genial a sacada de interface dele. Ao invés de selecionar a notícia, tocar em compartilhar e escolher Instapaper, você pode simplesmente passar o dedo para a esquerda. Ou para algum outro serviço. Ele suporta além do Instapaper, Delicious, Pinboard, Zootool, ReadItLater, Readability, Evernote, Twitter e Facebook. Para usar o Reeder é preciso ter uma conta no  Google Reader. Eles está disponível para iPhone, iPad e OS X. Mas é preciso pagar por cada uma dessas versões. OUtra vantagem do Reeder é que ele limpa o post da notícia, retirando anúncios e outras coisas desnecessárias. Isso é bom para quem quer fazer tudo num único aplicativo.

Se você quer algo para iPhone e iPad sem gastar tanto quanto no Reeder. Sugiro o NewsRack. Ele é universal. tem as mesma funcionalidades do Reeder. A diferença é que o NewsRack permite que você o use, caso queira, sem um conta Google Reader. Isso pode ser uma vantagem, para algumas pessoas. Ele é bem burocrático. Chega a beira de não valer a pena. O que o salva é que ele tem um modo de “Visualização de Álbum” que é interessante para alguns RSS de fotos. No Reeder você acaba tendo que entrar em cada update para ver a foto. O NewsRack é o pau para toda obra.

Outro que não posso deixar de comentar é o  Mr. Reader. Ele só funciona no iPad é o leitor que tenho usado nesse dispositivo. Além de tem um preview do foto ao lado da notícia, o que resolve o problema dos Feeds baseados em fotos, ele tem 4 modos de visualização: RSS, WEB, Mobilizer e Readbility. Isso resolve o problema dos feeds que apenas colocam um briefing da notícia. Você decide como quer ver, é bem interessante. E tem um layout escuro, ideal para ler na cama com pouca luminosidade. Coisa que o Reeder poderia ter, aliás.

 

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close