reviews

Review, MemoryCable USB 3.0

Como já informado, recebemos um exemplar do cabo MemoriesCable da PhotoFast que foi gentilmente cedido pela empresa para um review no CocaTech.

DSC03028

Um produto que tem origem no IndieGoGo onde já foi financiado com sucesso pelos investidores. Fiz uma postagem para dar as minhas primeiras impressões do produto e agora chegou a vez do Review completo.

memorycable-primeiras-impressoes

Trata-se de um cabo que em uma das extremidades existe um conector lightning para conexão de produtos Apple ( iPhone, iPod, iPad ) e na outra ponta, embutido na entrada USB-A, uma memória flash para armazenamento de dados que podem variar de capacidade ( 16 Gb a 128 Gb ) de acordo com o modelo escolhido. O tamanho do cabo é curto, e isso se deve a proposta do produto, que funciona principalmente para realizar a gravação e leitura de dados ( vídeos, fotos, contatos, documentos e etc ) na própria memória interna e que também funciona para carregar o seu iGadget ( iPhone, iPod e iPad com entrada lightning ) quando plugado em uma porta USB.

DSC03038

O cabo possui uma estrutura robusta, com conectores feitos em alumínio que transmite a sensação de durabilidade e boa qualidade. Uma caracteristica que percebi foi que todas estas coisas ( ler e gravar dados, trafegar pelo cabo estes dados e ainda transmitir a energia para o carregamento do dispositivo conectado ) acontencem ao mesmo tempo. A versão do USB utilizado no produto é 3.0 e isso deixa a velocidade mais alta.

DSC03058

Um recurso ausente no iOS é o suporte para USB OTG ( On The Go ) que permite a conexão de dispositivos externos de armazenamento de dados USB diretamente no seu Smartphone, como pen drives, hard disks USB. O Android já possui suporte a tal recurso a tempos. Desde o iOS 7.0, o sistema passou a permitir que aplicativos de terceiros possam ler e escrever em unidades portáteis conectados a porta lightning, dando ao iOS a possibilidade de fabricantes como a PhotoFast de criarem produtos do tipo Memory Cable, podendo aumentar em até 128 GB de capacidade. Podemos dizer que este acessório funciona como um pendrive para o seu iGadget.

DSC03040

Um aplicativo proprietário é responsável por gerenciar o tráfego de dados ente o MemoryCable e seu Gadget, podendo assim, ler e gravar dados sem a necessidade de um computador. Tudo acontece de forma muito intuitiva, basta plugar ao conector lightning, acessar o link que será exibido para baixar o aplicativo gerênciador.

DSC03044

Nesta memória interna do acessório, é possível fazer backup de todos os dados importantes armazenados no iGadget, podendo copiar vídeos, fotos e contatos diretamente para MemoriesCable, deixando fisicamente os arquivos guardados de forma segura e acessível. O aplicativo gratuito, chama-se i-FlashDrive ONE, dentre 23 idiomas suportados, podemos encontrar o português ( português de Portugal )

Um recurso que muito me agradou foi a possibilidade de armazenar em cache os vídeos do YouTube para reprodução offline. Ao visualizar um vídeo do YouTube ou Vimeo, utilizando o aplicativo i-FlashDrive ONE, ele imediatamente lhe dá a opção para salvar o vídeo na memória interna do Memory Cable, deixando a mídia disponivel para visualizaçao mesmo sem uma conexão com a internet. Os vídeos são salvos em MP4 que podem ainda ser transferidos para alguns serviços de armazenamento em nuvem ( GoogleDrive e Dropbox ).

phastshop-touch-id

O produto possui certificado MFi ( Made For iPod/iPhone/iPad ) o que significa que o cabo é autorizado pela Apple, tendo total compatibilidade com os produtos maça, e isso é bom para que não ocorra erros de conexão e o famoso poup-up que alerta para o não reconhecimento do acessório conectado, – quem nunca comprou ou usou um cabo genérico para carregar ou passar dados a um dispositivo e não teve a chata e inconveniente mensagem de alerta de não compatibilidade ?

MFi Logo

Tenho um iMac 21.5 de meados de 2011 e este Mac não possui porta USB 3.0. Ao realizar os teste de velocidade utilizando o programa Speed Test, obtive as velocidades de 18 Mbs para escrita e 35 Mbs para leitura. Um arquivo de vídeo com 1.29 Gb levou um pouco mais de 1 minuto ( 1:03 ) para ser gravado na memória do cabo. Outro teste que fiz foi mover um arquivo de 1.29 Gb de uma pasta para outra, internamente na memória do acessório, o tempo foi de quase 2 minutos ( 1:57 ).

speedtest-memorycable

O aplicativo usa API do Touch ID ( leitor biométrico existente nos devices mais recentes da Apple ) para restringir o acesso de terceiros, caso o usuário assim configurar. Isso deixa os arquivos protegidos contra acesso não desejado em caso de perda ou roubo e até mesmo por bisbilhoteiros.

memorycable-touch-id

O melhor exemplo de utilizaçao que tenho feito é o de rodar vídeos em diversas codificações diferentes ( MKV, MOV, MP4 e outros ) diretamente do MemoriesCable. Basta plugar o cabo em seu Mac ou PC Windows, arrastar e soltar o vídeo de seu HD para a memória interna do cabo e nada mais. Nesse quesito o aplicativo proprietário me surpreendeu e rodou tipos de arquivos que nativamente o iOS não reconhece.

phastshop-touch-video

Eu gostaria que o acesso pudesse também ser feito por aplicativos de terceiros – eu bem que tentei, mas o VLC e o Infuse não enxergaram que havia ali plugado, uma memória externa. Esta é uma grande limitação que a Apple prefere manter em mãos de ferro, e nesse controle imposto por ela, o usuário fica limitado e dependente de soluções como Memory Cable.

DSC03458

Apesar do curto ( 13.5 centimetros ) comprimento, ele se saiu perfeito na hora de utilizar uma bateria externa para carregar seu device. O cabo é bastante flexivel e se mostrou muito dinâmico para esse tipo de uso, é claro que se faz necessário ficar segurando o tempo todo durante o carregamento, a não ser que você deixe em local parado como uma mesa. Não me atrevi a colocar ambos no bolso da calça para evitar arranhões.

DSC03460

Nada de excesso de cabo com sobras interminaveis de emaranhados.

DSC03462

Alguns bugs e observações

Percebi que um bug muito chato acontece quando movemos um arquivo muito pesado ou pasta com muitos arquivos, é que se o iPhone entrar em standby o aplicativo para de funcionar e atrapalha o iPhone de voltar desse modo. Tal bug não ocorre quando o arquivo não seja muito grande, no teste feito por mim, movi de uma pasta para outra, um arquivo com 1.29 Gb que mesmo quando o iPhone entrou em modo de repouso ( tela apagada ) o arquivo continuou sendo movido para a pasta de destino e tudo saiu como o esperado. Já ao fazer a mesma ação de uma pasta com diversos vídeos, o bug se manifestou e até mesmo o Touch ID se comportou de maneira estranha.

Alguns tipos de vídeo ao rodarem no player interno do aplicativo, podem não permitir o avanço ( avançar até o ponto em que se deseja ) por meio do controle interno que além disso mostra incorretamente o tempo do vídeo, mostrando como se um arquivo com 30 minutos tivesse apenas 26 segundos, porém rodou do início ao fim.

DSC03476

Outra observação é sobre a temperatura do conector USB que chegou a quase 37 graus ao ser utilizado por um longo período de tempo. Não chegou a incomodar mais deu para perceber que o conector estava um pouco quente, algo entre morno e quente.

DSC03055

Na imagem acima podemos perceber que há um cartão Micro USB que fica localizado no conector USB-A.

especificações técnicas

memorycable

  • Velocidade de leitura para o conector USB: 80 MB / s
  • Velocidade de leitura para o conector lightning: 30 MB / s
  • Velocidade de gravação por um lightning: 20 MB / s
  • Tamanho: 138.5×16.7×8.2 mm
  • Peso: 9.4 gramas

Compatibilidade: iOS 8.0 ou superior, Mac OS X e Windows XP ou superior. Os modelos suportados: todos com porta lightning ( iPod, iPhone e iPad )

memorycable-spec
Tipos de arquivos suportados

Vídeo: .mp4, .m4v, .Mpv, .mov, .avi, .mpg, .mkv, .wmv, .flv, .3gp, .gif
Áudio: .wav, .aac, .aif, .aiff, .caf, m4a, mp3
Imagens: .jpg, .tiff, .gif, .png
Documentos: .doc e .docx (Microsoft Word); .htm e .html; .key (Keynote); .numbers (Números); .páginas (páginas); .pdf (Preview e Adobe Acrobat); .ppt e .pptx (Microsoft PowerPoint); .txt (texto); .rtf (formato de texto rico); .vcf (informações de contato); .xls e .xlsx (Microsoft Excel); .zip; .ics

PhotoFast-Banner
Banner exibido pela PhotoFast durante a IFA 2015 com o logo do CocaTech.

Agradecemos a PhotoFast pela oportunidade de testar este produto.

Links relacionados:
IndieGoGo
Instagram
PhotoFast
Pinterest
YouTube
Google+
Twitter

Etiquetas

Miguel Dornaes

Colaborador Cocatech - Entusiasta sobre assuntos do mundo dos eletrônicos e da informática. Curador de algumas revistas no Flipboard ( Virtuamigtec ). Feliz em poder colaborar com o CocaTech.
Fechar