dicas

Sincronismo de Contatos entre iCloud e Gmail

Tem alguns artigos que eu não deveria escrever. Por causa os riscos envolvidos. Esse é um desses artigos.

Portanto a leitura daqui em diante é por sua própria conta e risco.

Existe uma maneira de manter os seus contatos do iCloud e Gmail sincronizados. Para que alguém precisaria de algo assim. Vejo 2 motivos. Backup e poder usar livremente quaisquer dos email via browser.

Para essa sincronia funcionar só necessita de um dispositivo iOS.

Para efeitos ilustrativos assumo que os seus contatos atualmente estão no iCloud. Se estiverem no Gmail é só alterar a perspectiva. E que o processo está sendo realizado no Mac. Mas existe jeito para quem usa Windows, além de comprar um Mac. 🙂

Nem preciso falar de backup né?

A primeira etapa é fazer a “carga” dos seus contatos do iCloud para o Gmail.

Para isso, dentro da Agenda do OS X, marque o sincronismo com o Google nas Contas, dentro das Preferências do aplicativo.

Clique no marcador vermelho, o que fica no topo da tela do app, para visualizar todas contas. Selecione iCloud. Agora exporte esses contatos, através do menu Arquivo -> Exportar -> Arquivo da Agenda.

Agora clique no marcado vermelho selecione a conta sincronizado com o seu Gmail, o Em meu Mac. É provável que você precise reinicializar a Agenda para aparecer essa conta.

Com a conta Em Meu Mac selecionda, importa o arquivo da agenda que você acabou de exportar. Faça isso através do menu Arquivo -> Importar. Talvez seja legal excluir todos os contatos do Gmail, para garantir que está tudo sincronizado nessa carga inicial.

Preciso lembrar de backup?

A sua agenda do OS X terá os contatos duplicados.

Essa é a carga inicial. Você pode usar qualquer mecanismo no windows para deixar ambas as contas com os mesmo contatos.

Agora vem a mágica.

No seu iTreco habilite os contatos do Gmail. Os do iCloud eu assumo já estão habilitados.

Espere um pouco para a a sincronia funcionar e acesse o app Contatos. Se quiser force a sincronia apertando a seta de Refresh. E certifique-se que vocês esteja visualizando Todos os Contatos.

Reparou que não estão duplicados?

Pois é. O iOS junta os contato iguais de conta diferentes. Se você alterar esse contato, tal alteração será refletida em ambos. Mas isso só se você alterar através do iOS.

Percebeu? A chance de dar problema é alta. Para a inclusão é preciso incluir nas 2 contas. Ou não. Você criar contatos sempre no iCloud e uma vez na semana efetuar uma carga inicial. A carga inicial é um processo que força a “sincronia”. Na verdade copia os contatos de modo a deixá-los iguais.

Isso está longe de ser uma solução perfeita. Mas as limitações podem ser aceitáveis dependendo do sua necessidade.

Repito. A chance de dar problema é alta. Faça sempre backup. Use por sua própria conta e risco.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar