notícias

Tudo Que Você Precisa Saber sobre o macOS 12

tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-macos-12-azul

Onde? Como? Quando? Quem? Por quê?

O OS X mudou de nome. Agora se chama macOS. Faz sentido. iOS, tvOS, watchOS… nada mais justo que um macOS. Lembrando que até 2012 o nome oficial era Mac OS X.

A Apple chama a versão de macOS Sierra. macOS 12 apenas internamente.

O macOS 12 é apenas para os Mac’s a partir de 2010. Exceto iMac’s e Macbook’s, esses a partir de 2009(late).

Entretanto, se você tiver um Mac antes de 2012 não vai ter as funcionalidades de Continuidade(bluetooth) e nem do Metal Graphics(GPU).

Quem é desenvolvedor pode já pode testar o beta do Sierra. Quem fizer parte do Beta Público poderá testar a partir do mês que vem, caso queira fazer parte do programa acesse: beta.apple.com. Para o público em geral, o Sierra estará disponível em setembro.

A atualização é malandra e apaga apps caso não tenha espaço livre disponível. Ao final da instalação, os apps apagados são baixados novamente.

O macOS Sierra é gratuito.

macos-12-sierra

Siri

É a grande novidade os Sierra.

Você poderá pedir para a assistente enviar e-mails, mensagens, … tudo o que você já conhece e mais! Você poderá realizar buscas em arquivos, uma vez que o macOS, diferente das demais plataformas, tem um sistema de arquivos “acessível”.

Como o macOS também tem o conceito de janela, você poderá fazer uma pesquisa sobre alguma imagem com a siri e arrastar da janela de resposta para a, digamos, apresentação que você estiver montando. É a Siri com arrastar e soltar.

Apple Pay

Temos Apple Pay no macOS. Quer dizer… teremos Apple Pay na Web. Em qualquer lugar. Se torna de fato um sistema de pagamento amplo.

Posso acessar um e-commerce no Mac, pagar com Apple Pay e na hora da autorização usar o Touch ID do iPhone.

Parece pouca coisa. Mas… Quando foi a última vez que você vez uma compra online? Lembra de ter que digitar o número do cartão? Nome exatamente igual ao do cartão? Validade? Código de segurança? Então… com o Apple Pay basta colocar o dedão no Touch ID. Mais prático que o PayPal.

Login

Seria legal desbloquear o Mac com o Touch ID do iPhone né? Aliás, eu conto como fazer isso aqui mesmo sem ter o Sierra.

Entretanto, não foi anunciada essa funcionalidade na Keynote. Mas ainda há esperança. Foram encontradas referências de um Touch ID no código do Sierra, sugerindo um Touch ID nos próximos Macs.

Também foram encontradas referências do TouchPanel com funções Não Perturbe (que hoje está na Central de Notificação), Modo Noturno, …

Quem tiver um Apple Watch poderá destravar o Mac sem digitar a senha. Uma vez que o relógio estiver no pulso e autenticado, similar ao processo do Apple Pay, seu Mac será desbloqueado.

Área de Transferência Universal

O Copiar e Colar será sincronizado entre todos os seus dispositivos macOS e iOS. Copiou em um, você poderá colar em outro dispositivo.

Adeus Copied! Ok, o Copied consegue transferir imagens copiadas também, há modelos e outras funções interessantes. Mas… né…

A sincronização será esperta. Se senhas forem copiadas, elas serão levadas para os outros dispositivos mas por pouco tempo. Só o suficiente para você colá-las, depois serão descartadas. Há o conceito de “campos de senha” (secure input), não sei se você já reparou mas quando digita uma senha no iOS o teclado é obrigatoriamente o nativo. No macOS, esses “campos de senha” impedem que apps como o TextExpander pois impedem o key logging.

iCloud Drive

As pastas de Documentos e Mesa são sincronizado com o iCloud Drive e ficarão acessíveis no iOS. Caso você tenha um segundo Mac, ficará tudo em sincronia.

Arquivos “antigos” ou pouco usado poderão ficar exclusivamente no iCloud Drive com o Armazenamento Otimizado (Optimized Storage). Ok, você vai gastar espaço no iCloud Drive e muito provavelmente $$$ também mas é uma solução para os “pequenos” armazenamentos dos Mac’s.

Picture-in-picture

Yay! Quem nunca quis colocar um vídeo do YouTube rolando no cantinho da tela?

Há o Helium e o Fluid Browser que quebram um galho mais e se o vídeo estiver no Quicktime?

Muito bem-vinda essa janela de vídeo flutuante.

Fotos, Apple Music, iTunes, iMessage, …

O Fotos vai refletir as mudanças do iOS, assim como o iMessage e o Apple Music. Não foi falado de iTunes, mas ele deve receber um design “simplificado” semelhante ao do Apple Music e continuar o trambolhão de sempre que se propõe a fazer tudo e acaba fazendo nada.

No Tudo Que Você Precisa Saber sobre o iOS 10 eu conto sobre o Fotos e Apple Music e iMessage.

APFS

O macOS Sierra vai ter um novo Sistema de Arquivos? Mais ou menos.

O HFS+ dará lugar ao APFS(Apple File System). Mas só em 2017.

Muitos queriam que a Apple adotasse o ZFS.

Mas ela decidiu fazer o seu próprio sistema de arquivos. Talvez até inspirado no ZFS.

A ideia da Apple é simples. Hoje, armazenamento flash/SDD e criptografia são primordiais. Vamos então fazer um esquema apropriado para essa realidade.

No Sierra, haverá um preview so APFS mas ele não será usado no disco de boot nem será compatível com o Time Machine. Só no macOS 13 será “funcional” de fato.

Resumo

Update mandatório!

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar