Independente do seu posicionamento político (e lembro que aceitar o contraditório sempre vai te fazer uma pessoa melhor) é bom você preservar a sua privacidade. Como rezo no Hackeando a Privacidade, não é uma questão de não ter nada a esconder, é uma questão de você escolher o que quer mostrar e para quem.
Se possível, nem leve o iPhone. Nem nada que você não queria que seja detido/pego com você.
- Desabilite o Desbloqueio Biométrico (Face/Touch ID) em Ajustes ➟ Touch/Face Id e Código
- Define o Exigir Código para Imediatamente também em Ajustes ➟ Touch/Face Id e Código
- Coloque uma Senha em PIN do SIM em Ajustes ➟ Celular
- Desligue a Pré-Visualização das Notificações em Ajustes ➟ Notificações
- Deslogue de todas as Redes Sociais
Ter 2º Passo ativado nas senhas eu nem preciso mencionar aqui, né? 🤔
Assim como também usar algum app de criptografia ponta a ponta “forte”. Nada de WahtsApp ou Telegram. Tem que ser pelo menos um Signal.
VPN se possível também é recomendável. Ajuda mas não é garantia de nada uma vez que a Rede Celular registra o número do seu aparelho. Claro que enquanto não estiver usando, coloque o aparelho em Modo Avião. Até guarde o aparelho em uma “gaiola de faraday”, uma bolsa que bloqueie a recepção de radiofrequência.
Dica Extra: Se for usar algum app específico sem maiores informações com muita frequência, considere usar o Acesso Guiado. Assim mesmo que você perca o aparelho destravado, será preciso que o desbloqueio para acesso ao demais do aparelho.