perguntas

Como Formatar o Mac?

Quero formatar meu mac como faço?

Há vários motivos para formatar um Mac. Se o motivo for performance, considerefazer a Manutenção Preventiva no OS X isso pode resolver.

Se isso não resolver, considere Aumentar a Memória RAM do Mac, o Lion é um devorador de memória. Algo que parece ter sido resolvido no Mountain Lion.

Agora se o motivo da formatação for outro, faça um backup. Sei que nem preciso falar isso. Todos fazem uso de uma política de backup bastante rígida desde 1998, né? 🙂

Formatar no Mavericks, OS X 10.9, é muito fácil. Basta:
Reiniciar o Mac e pressionar command+R até aparecer o o símbolo da Apple.

Pronto, você acessou o “painel de recuperação”.

Agora você pode reinstalar o Mavericks. E sem o DVD. Ele vai baixar da internet. Claro, desde que tenha conexão com a internet e uma um conta na Mac App Store com o Mavericks comprado.

Ao reinstalar o Mavericks seus dados não serão perdidos. Podemos dizer que tudo ficará igual.

Se quiser uma instalação do zero, no “painel de recuperação” acesse o Utilitário de Disco, selecione o Macintosh HD e apague-o. Isso destruirá seus dados. Agora instale o Mavericks.

Existem algumas particularidades, como tudo que é Apple, que eu vou ignorar. Mac conectados em redes Wi-Fi WEP e WPA-Enterprise não conseguem acesso ao Internet Recovery.

como instalar também através de um pendrive.

E o Mac estiver rodando Lion ou Mountain Lion?

O processo é o mesmo. Só que sua máquina muito provavelmente pega o Mavericks. Ele é Gratuito.

Confira a lista dos Macs compatíveis com o Mavericks.

E o Mac estiver rodando Snow Leopard ou versões anteriores?

Espia a lista dos Macs que suportam Mavericks. Pode ser que a sua máquina seja compatível.

Se não for, adianto que o processo é o mesmo.

Só que ao invés de pressionar command+R, você precisará do CD/DVD de instalação.

E depois de instalado, como recupero meu dados?

Durante o processo de instalação, o OS X perguntará onde estão os seus dados. Aponte para o local dos arquivos e pronto.

Pessoalmente, quando opto por formatar que uma instalação do zero. Eu mesmo me encarrego de puxar os meus dados um a um. Aproveito como uma oprtunidade para identificar coisas que deveriam estar no lixo e ainda não tinha percebido.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar