opinião

iCloud Documentos e Dados, perguntas.

No iCloud Documentos e Dados cada aplicativo tem o seu próprio espaço. Assim o Pages não enxerga os documentos do Keynote e vice-versa. Isso as pessoas mais ou menos entenderam. O que as pessoas ainda não se tocaram é que isso inviabiliza várias coisas.

A primeira é editar um arquivo em vários programas. Quem nunca começou a elaborar o um documento num aplicativo e trocou para outro devido a alguma funcionalidade. Como será isso no iCloud? Enviando por email? Dropbox?

Como será feita a busca pelo arquivo a ser editado? Eu sei me localizar entre os meus arquivos. Praticamente sei onde cada arquivo está de cabeça. Isso por que eu sou organizado. E mesmo assim falha. Imagina a maioria das pessoas que não tem um sistema de arquivamento eficiente?

Por exemplo, eu tem esse documento. Não me lembro o nome agora. Nem sei onde o produzi. Só sei que no meio do texto tinha algo a ver com navios. E agora? como achar esse arquivo? Terá um SpotLight, uma busca refinada no iCloud? Isso será de responsabilidade do app?
Até onde sabemos não haverá um browser de Documentos e Dados.

E mais, não haverá nenhum esquema de compartilhamento do arquivo. Se quiser compartilhar teremos que enviar uma cópia do documento por email.

Outra questão. Terminei de editar o documento, já salvei uma cópia no meu computador principal. Como apago esse documento? Pelo app? Eu faço um limpeza no Dropbox de tempos em tempos. Teria que entrar de app em app? Pouco prático.

É definitivamente o iCloud Documentos e Dados não elimina a necessidade do Dropbox. Ele sim é o verdadeiro sistema de arquivos do iOS.

E digo mais, é bom esse iCloud Documentos e Dados evoluir rapidamente para ser um Dropbox se não a adoção será muito baixa.

Um browser e um Spotlight são itens que a Apple precisa implementar o mais rápido possível.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close