opinião

iPad 1 vs. iPad 2

Em agosto de 2010 peguei um iPad 1 wi-fi 16GB por R$1.100. Logo no início de fevereiro de 2011 consegui vender pelo mesmo preço, apostando num novo lançamento em breve e também para perceber a falta que um iPad faz(esse será tema de um post futuro).

No dia de lançamento do iPad 2 nos EUA, tive a sorte de estar presente no país e adquiri um. E acreditem, comprei, sem fila(isso também será tema de um post futuro), um iPad 2 branco wi-fi 16GB.

Quais foram as principais diferenças?

Cito apenas uma: manuseio. Ele realmente é mais leve. E, além de ser mais fino, a borda é mais fina. Lembrando um iPod Touch 4. Isso dá uma aparência de leveza e uma facilidade de manuseio muito maior.

Usar um A5, dual-core, não fez tanta diferença para mim no dia-a-dia. E tirando o fato de entrar no safari e não recarregar as páginas já aberta por causa dos 512 megas de memória RAM, não sinto necessidade dessa 256 megas extras. Claro que meu uso de iPad, stream de vídeo(Air Video), geração de conteúdo, jogos triviais e jogos de alta definição como curiosidade(exceto a linha need for speed, do qual sou fã), não exige muitos recursos. E mais é fácil acostumar com mais velocidade do que com menos velocidade. Talvez a dupla A5+512megas faça mais diferença do que imagino.

Porém se você é um feliz usuário de iPad 1, acredito que não verá uma grande diferença no iPad 2 que não o manuseio.

Se você não precisar de nenhum recurso especial do iPad 2, como espelhamento total para HDMI via Apple Digital AV Adapter, continuará feliz com seu iPad 1.

Embora reforce que no todo as segunda gerações de produtos da Apple tendem a ser aprimoradas em relação a primeira. Enquanto que as terceiras tendem a apresentar apenas leves melhorias. Sendo assim, um iPad 2 daria uma sobrevida maior ao seu dispositivo.

Atualmente o ciclo de vida dos produtos Apple se firmou em 1 ano. tenha isso em mente antes de entrar numa busca desenfreada em busca do dispositivo mais recente.

 

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar