opinião

Para que serve o iPad?

O delimitador da chamada era pós-PC é o tablet. Mas o que dá para fazer com ele? Ele susbstituirá o PC? O que é possível fazer com os tablets? Existem diversos tablets hoje no mercado e todos eles querem ser um iPad. Vamos usar então nesse artigo o sinônimos para tablet: iPad.

Para que serve o iPad?
Quando inventaram o cinema, acreditou-se que era o fim do teatro. Hoje sabemos que isso não aconteceu. Tampouco a TV matou o rádio. Ou o VHS, DVD e mais recentemente o Blu-Ray acabaram com o cinema. As coisas podem coexistir. O iPad conviverá com as demais tecnologias.

É possível fazer qualquer coisa com o iPad. A limitação está mais na imaginação dos desenvolvedores que no equipamento em si. Existem idéias geniais implementadas no iPad. O GarageBand para iPad talvez seja o maior exemplo dessa genialidade.

O maior uso do iPad hoje em dia está no consumo de mídia. Filmes, revistas, jornais, feeds rss, twitter, web, email e jogos. Pesquisas indicam que o maior uso do iPad está durante as noites de semana, horário historicamente dedicado à TV. Eu mesmo uso meu iPad nessas condições. Brinco que meu iPad me ajuda a sobreviver às novelas.

Não me limito apenas ao consumo de mídia. Em verdade, ele me acompanha durante todo o dia. Entrada de dados é outro ponto forte do iPad. Tomar notas numa reunião num celular além de desrespeitoso é desconfortável. Usar um notebook gera distância. A tela do notebook funciona como uma barreira. O iPad desempenha muito bem essa função. Leve, auto-orientável, intterativo e intuitivo, o iPad convida todos a colaborar.

Outro uso do iPad é ser uma extensão do PC. Tudo o que você deseja mostrar a alguém é um forte candidato a ser exibido no iPad.

Tarefas longas são mais confortáveis num PC. Produção massiva de textos, downloads, conversões, edições, por exemplo, não se candidatam a ser executados no iPad.

Podemos fazer uma divisão grosseira. Produção de conteúdo é no PC. Todo o demais vai para o iPad.

Notas de reunião? iPad e posterior finalização num PC.

Edição de podcast? O iPad pode até gravar uma coisa ou outra, mas isso é tarefa para um PC.

Assistir filmes? iPad. Baixar, converter e legendar é para o PC.

Imagina algum uso para o iPad? Manda um tuíte, e lhe respondo se tenho alguma experiência no que você imagina.

Quer saber se existe algum aplicativo para a sua necessidade? Descreva a sua necessidade num “pio” e compartilharei minha experiência.

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close