perguntas

Quem está consumindo a bateria do iPhone?

Sabe se existe um app para iPhone que indique quais apps consomem mais bateria?

Consumo de bateria é um conjunto, para resumir, de 3 coisas: CPU, internet e brilho da tela. Existem outros vilões: sinal fraco de celular, geo-localização, … mas esses 3 já exibem um excelente panorama.

Quanto maior o uso de CPU, maior o gasto da bateria.

Quanto maior o uso da internet, maior o gasto de bateria. 3G gasta mais que Edge, que por sua vez, gasta mais que Wi-Fi.

Quanto maior o brilho da tela, maior o gasto de bateria.

O brilho acaba sendo uma “constante” no uso. Altere caso queira uma maior duração da bateria.

O My Data Manager em modo detalhado pode ajudar em mostrar quem está consumindo dados demais.

Para monitorar o uso da CPU tem o System Activity Monitor, System Status, etc. mas eles exibem o consumo quando estão abertos. Podem identificar se há um processamento em background. Exceto, se o app tiver um histórico, mas não conheço um app assim. Se alguém conhecer, deixe um comentário.

Sendo cuidadoso, é possível descobrir sim quem é o vilão. Só que eu diria que não existe um vilão… Os apps estão bem construídos, e o esquema de multi-tarefa inibe os exageros – embora seja burlável. Quem está bobeando é Apple. Ela que não consegue se acertar com a bateria.

Faz um restore, restore sem backup, acompanha o uso dos serviçoes de localização na barra de status ( Ajustes -> Serviços de Localização -> Serviços do Sistema -> Ícone na Barra de Status), reduz o brilho, troca o idioma para inglês…

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar