dicas

Senhas Seguras

No que concerne a senhas eu sou favorável ao uso de algum gerenciador de senhas. Eles permitem senhas randômicas e diferentes para cada site.

E para tudo isso você só precisa ter uma senha, a de acesso ao gerenciador de senhas. Eles geralmente possuem plug-ins para facilitar a navegação. Você está lá, digamos, no Safari, entra no Twitter.com, e o plug-in do gerenciador de senhas no Safari exibe as contas que você tem cadastradas para o site. É isso mesmo. Eles também são multi-conta. No caso do OS X eu recomendo o 1Password presente em toda a suite Apple e com sincronismo via Dropbox. Depois eu vou escrever algumas dicas a respeito do 1Password.

Por segurança as senhas bancárias ficam de fora do 1Password e apenas na minha mente.

Mas não quero falar sobre isso agora. Quero dar dicas de como ter uma senha segura e facilmente memorizável.

Quanto maior e mais aleatória a senha melhor. Por exemplo, “hcbg” é melhor que “casa”. E “casacasa123” é melhor que que “casa”. Curiosamente, os logins tendem a ser mais “seguros” que as senhas. Um login no estilo “Joao_01_das_Couves” é mais seguro que muita senha por aí.

Uma boa dica para uma senha forte e memorizável é você combinar 2 palavras. Tipo: “armarionotebook”. Você pode até adicionar alguns símbolos e números: “[email protected]”.

Apesar de forte essa senha é dicionarizada. O melhor seria uma senha aleatória, mas como lembrar de uma senha aleatória?

Simples. Bole uma frase, quanto mais sem sentido melhor. Tipo: “O céu fica bonito com árvores amarelas plantadas no meu relógio novo”.

Agora pegue a primeira letra de cada palavra. “ocfbcaapnmrn”. Taí a sua senha aleatória e facilmente memorizável. E você pode dar o seu toque pessoal colocando maiúsculas e minúsculas. Símbolos e algarismo. Uma fácil. Sempre que falar de lugar, use o @. Por exemplo, “[email protected]”.

#fikdik

Etiquetas

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Fechar