Bom, a Apple não iria desistir da marca iPhone. Óbvio que ela lutaria, mas eu pensei que a luta seria uma questão de valores, já que a Gradiente se mostrou receptiva à negociação.
Mas não será isso que vai acontecer, pelo menos agora, segundo o Valor Econômico.
Existe a figura da caducidade da marca. Se ele não for usada em cinco anos, caduca. Isso já era sabido, foi por isso que a Gradiente rebatizou a linha com o iphone, coisa que aconteceu em dezembro de 2012. Antes dos cinco anos. A marca foi concedido à Gradiente em janeiro de 2008.
E isso é um detalhe importante. O iphone da Gradiente não é um aparelho. É o nome de uma linha que já existi e foi rebatizada. Por isso não há “iphones” por aí.
O que evidencia, ainda que esteja dentro do seu direito, a má fé da Gradiente.
Acredito que a manobra da Apple seja para ganhar tempo, fazer mais buzz ainda com a má fé da Gradiente e “abaixar” o preço na hora de negociar com a Gradiente. Mas a Gradiente ainda pode comprovar a sua história.
Aguardemos.