opinião

Migração Windows para Mac

Dia após dia a base de clientes da plataforma Apple cresce. E aí surge a pergunta: Como migro os arquivos do windows para Mac?

Não recomendo uma mudança abrupta. Ainda que tudo realizado no Windows é possível de ser feito no Mac. Quer dizer tudo é muito coisa, alguns nichos como o 3D, por exemplo, são bem restritos. E a virtualização não pode ajudar em função do poder computacional requerido por essas aplicações.

Minha dica é: mantenha as duas máquinas, Windows e Mac, convivendo lado a lado por algum tempo. Vai ter um dia que você precisará efetuar alguma tarefa e não terá tempo de pesquisar como isso é feito no Mac. Não que o Mac seja complicado. Não é. Mas você precisa configurar, descobrir os aplicativos… Vira e mexe escuto o pessoal reclamando que o Mac não tem acento…( resolva esse problema aqui)

Para manter algum sincronismo de arquivo, use o Dropbox. Ou se quiser manter tudo dentro da rede local, pesquise sobre o rsync.

No que se refere a contatos, favoritos, agenda,… O mac suporta conexão com a conta google. Ou crie uma conta no iCloud e migre seus dados.

Na parte de programas, tem praticamente tudo para Mac. Internet, email, Office… Uma coisa ou outra só vai rodar em Windows. Mas é bem pouca coisa. Fora o 3D que já comentamos, tem a parte bancária, receita federal, … E aí podemos recorrer a virtualização.

Gustavo Faria

de um tempo em que a UFRJ formava não cientistas da computação, mas bacharéis em informática e acompanhe as Dicas do Coca.
Close