opinião

Bluetooth, NFC e a Apple – IV

Parte III

Incompreensível ou estrategicamente normal a Apple não adotar o NFC?

Ligando os pontosLigando os pontos

Conseguimos observar até aqui as principais características das duas tecnologias, tanto NFC quanto o Bluetooth mostraram que têm seus pontos fortes e fracos.

Uma vez que temos empresas como a Google e a Samsung buscando colocar o NFC como ponto estratégico, como um diferencial que torna seus aparelhos e sistemas especiais e melhores, fica a pergunta: de fato o NFC é melhor e ou superior ao Bluetooth?

Tal questão nos remetem às perguntas iniciais: De fato, a característica de interação por proximidade é apenas do NFC? Eles se agregam ou se contrapõem? Tendo uma, há a possibilidade de ficar sem a outra? Uma dessa cumpre todos, ou se assemelha, aos quesitos da outra?

Com as informações qua já temos conseguiremos criar um quadro de comparação, buscando responder todas essas perguntas.

Matriz de Características
Propriedade NFC Bluetooth LE
Compatível com RDIF Sim (Ativo e Passivo) Sim (Ativo)
Freqüência 13.56 MHz 2402 MHz até 2480 MHz
Velocidade em bit 424 kbit/s 1 Mbit/s
Tempo de configuração < 0.1 s 0.01 até 0.5

(dependendo do uso)

Consumo de Energia < 15mA (leitura) <15 mA
Distância 2 centímetro 50 metros
Intuitivo Sim Sim
Versátil Sim Sim
Aberta e baseada em padrões Sim Sim
Intrinsecamente seguro Sim Sim
Interoperáveis Sim Sim
Leitura Segura Sim Sim
Criptografia Não AES-CCM
Controle de proximidade Sim Sim

Se formos fazer uma comparação, caso isso seja possível, temos que considerar que existe algo intrínseco à natureza de cada tecnologia. A tecnologia NFC foi feita para troca de informações num espaço curto, indo mais de encontro somente com transações de informações do tipo de bilhetagem e pagamento. O Bluetooth foi criado para substituir toda a comunicação de periféricos, trocas de arquivos e informações entre dispositivos, indo desde impressoras, teclados e roteadores, até fones de ouvido, headsets, tags (sim, existem tags Bluetooth) e também maquinas com tipo de informação de bilhetagem e pagamento. Observe que o NFC é naturalmente mais limitado que o Bluetooth.

Existem apenas duas características que o NFC tem que o Bluetooth não cumpre: tags passivas e tempo de configuração. Mas em contrapartida existem várias outras características do Bluetooth que o NFC não cumpre, tais como: 50 metros de distância, quantidade de Mbit/s e criptografia. O interação por proximidade e o consumo de energia não podem ser considerados para a comparação, pois o Bluetooth permite personalizar a aproximação em metros ou centímetro, tendo várias possibilidades de personalização que o NFC não possui, assim como consome menos ou a mesma energia do NFC, dado ao fato que para alimentar uma tag NFC/RFID é preciso trabalhar por dois, gastando de forma ativa muito mais energia que o Bluetooth.

Além de todos os fatores técnicos, temos os fatores políticos e financeiros. Em pergunta ao Phil Schille sobre a não adoção do NFC, ele disse que: “Não está claro que o NFC é a solução para todos os problemas atuais. O Passbook faz todas as coisas que os clientes necessitam hoje”. Mas na verdade vemos a Apple apostando todas as suas fichas no Bluetooth, pois ela está amadurecendo cada vez mais o PassBook e dando cada vez mais formas de leitura para IO (entrada e saída) para ele. Agora ele lê QR Code e Código de Barra. Com a novidade na Apple TV, não falta muito transforma isso num meio onde teremos que colocar o iPhone encima de uma máquina de cartão para pagar uma conta. Só depende dela mesmo e da industria adotar o padrão. Mas além desse fator, isto é, não necessitar do NFC uma vez que tenha o Bluetooth, temos o seguinte ponto: Brian Tucker, funcionário da Apple, Senior Software Engineering Manager, da divisão iOS Bluetooth Technologies, faz parte do conselho Administrativo da Bluetooth SIG. E isso, querendo ou não, pesa muito.

Outro ponto importante é o foco que a Apple está dando aos equipamentos dotados de características de monitoração para Saúde, Bem-Estar, Esportes e Fitness. Todos esses pontos são, faz tempo, foco do Bluetooth SIG, filiado-se a organizações poderosas que criam tecnologias e componentes para essas áreas.

Ligando isso aos rumores de um possível iWatch, vemos que a tecnologia escolhida tem que ser o Bluetooth, exatamente porque a vantagem de proximidade destacada pela Samsung, neste caso, é uma tremenda desvantagem.

Com o iOS 7 a Apple tem trazido maiores avanços. Com tecnologias como Peer-to-peer connectivity, iBeacons e Per app VPN, ela tem trazido maior facilidade para implementação de uma comunicação segura, o que fortalece mais ainda o Bluetooth como meio principal de comunicação para transações do dia a dia e pagamentos em geral.

Considerando todos os pontos levantados, percebemos que a Apple não precisa do NFC para e executar pagamento de forma segura ou passar mídia apenas quando estiver próximo, pois o Bluetooth tem todos os requisitos para isso. Mas o NFC precisaria ser muito mais do que ele é para poder executar o que é possível com o Bluetooth. Como Geek eu gostaria muito de ter mais uma tecnologia no meu celular, mas a verdade não precisamos dela para executar o que alegam como funcionalidade forte do NFC.

O NFC para ser o que as empresas que o defendem estão alegando que ele é deverá crescer muito e quebrar até mesmo parâmetros de sua natureza, o que não irá acontecer. O Bluetooth com folga faz tudo o que ele faz e muito mais.

Forte abraço.

Fontes:

http://www.nearfieldcommunication.org/bluetooth.html
http://www.bluetooth.com/Pages/low-energy.aspx
https://developer.bluetooth.org/TechnologyOverview/Pages/BLE.aspx
http://www.bluetooth.com/Pages/Smart-Logos.aspx
http://developer.bluetooth.org/TechnologyOverview/Documents/HDP_SPEC.pdf
http://www.popsci.com/gadgets/article/2011-02/near-field-communication-helping-your-smartphone-replace-your-wallet-2010/
http://www.nfc-forum.org/aboutnfc/
http://www.ecma-international.org/publications/standards/Ecma-352.htm
http://www.ecma-international.org/publications/standards/Ecma-340.htm
http://www.ecma-international.org/publications/standards/Ecma-356.htm
http://www.ecma-international.org/publications/standards/Ecma-362.htm
http://www.nfc-forum.org/resources/AppDocs/NFCForum_AD_BTSSP_1_0.pdf
http://blog.fieldid.com/2011/05/nfc-rfid-used-for-check-ins-via-posters-future-of-safety-check-ins/
http://www.bluetooth.com/Pages/Board-of-Directors.aspx
http://www.ic.unicamp.br/~ducatte/mo401/1s2009/T2/079779-t2.pdf
http://www.p4c.philips.com/cgi-bin/cpindex.pl?ctn=SHB7110/10&dct=QAC&faqview=1&refdisplay=HEADPHONES_QAC_67631&refnr=0067631&scy=PT&slg=POR
http://direct.motorola.com/PRL/BRA/bluetooth/bluetooth-faq.html
http://www.sonymobile.com/global-en/support/faq/xperia-sola/wireless-networks/what-is-nfc

Fechar